Busca

Blog



Postado às 11:00 de 18/12/2024
por summer
em Nódulo na Tireoide

O bócio é a lesão benigna mais comum que acomete a glândula tireóide, e consiste no aumento difuso ou nodular da glândula, algumas vezes  com grandes dimensões e trazendo uma série de sintomas compressivos na região cervical.

A tireóide como se sabe,  tem como principal função produzir hormônios tireoidianos fundamentais para a regulação do metabolismo corporal. 

Nas situações em que esses hormônios são produzidos em grande quantidade de forma anormal temos o quadro clínico de hipertireoidismo. Em situação oposta quando a produção desses hormônios é insuficiente temos o que chamamos de hipotireoidismo.

Os Bócios pode ser de vários tipos:

Bócio difuso

É o aumento uniforme do tamanho da tireóide e não apresenta a formação de nódulos. Seu desenvolvimento pode estar relacionado a doenças autoimunes, como a Doença de Graves e a Tireoidite de Hashimoto.

Bócio nodular

É caracterizado pela presença de nódulos na tireoide. Sendo eles únicos ou múltiplos; em nódulos suspeitos indicamos a punção aspirativa com agulha fina para afastar o diagnóstico de uma lesão de origem maligna.

Bócio multinodular tóxico

Apresenta diversos nódulos que produzem hormônios tireoidianos em excesso, resultando em um quadro clínico de hipertireoidismo.



Outros fatores pode estar relacionados com a causa do bócio, destacando-se a deficiência de iodo e a  inflamação da glândula tireóide.

Contudo, para entender melhor sobre suas causas e riscos é necessária uma avaliação médica especializada visando um tratamento adequado. 

Diante de qualquer uma dessas situações procure um especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85