Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 600 milhões de pessoas estão infectadas pelo HPV.
O Papilomavírus Humanos (HPV) caracteriza-se por um dos grupos de vírus mais comuns no mundo, acometendo tanto homens quanto mulheres. Sendo considerada uma das principais doenças sexualmente transmissíveis (DST), aproximadamente 80% da população mundial foi infectada por um ou mais tipos do vírus durante sua vida.
Apesar de, em grande parte, não apresentar sintomas e ser eliminado pelo organismo de forma natural, o vírus pode estar associado ao surgimento de diversas patologias anogenitais em ambos os sexos, que incluem verrugas, câncer de colo uterino, vagina, vulva, ânus e pênis.
Sua relação com desenvolvimento de tumores orais (orofaringe, tonsilas faríngeas e base da língua) está relacionada ao aumento de práticas orosexuais, frequentemente atingindo jovens adultos que executam essa prática sem a proteção adequada.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), destaca que há um crescimento expressivo do número de tumores de orofaringe causados pela infecção por HPV em nível mundial.
Contudo, é importante destacar que o uso frequente de álcool e tabaco estão dentre os maiores fatores de risco para a evolução de câncer de boca e orofaringe.
Entre os tipos mais comuns de tumores associados ao HPV na região oral está o HPV16, comum entre os cânceres anogenitais.
Da mesma forma que os tumores de cabeça e pescoço causados pelo uso excessivo de álcool e tabaco, os tumores associados ao HPV tem boas taxas de curas quando detectados precocemente.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato e agende sua consulta com o Dr. Roberto Elias.