A tireoide é a glândula responsável pela produção de hormônios essenciais ao nosso metabolismo. A produção excessiva, ou a falta desses hormônios, prejudica o funcionamento do organismo, causando transtornos.
O Hipotireoidismo é caracterizado pela queda na produção de hormônios, já o Hipertireoidismo é caracterizado pela produção excessiva. Ambos os transtornos podem causar alterações no peso, na frequência cardíaca e na disposição do paciente. Existem alguns hábitos que podem favorecer a alteração da Tireoide, são eles:
Consumo excessivo de Cafeína – A substância, presente no café, chás e refrigerantes, tem forte influência na absorção de nutrientes, como o ferro e o zinco, podendo prejudicar a saúde da tireoide. Além disto, a cafeína também atrapalha a absorção de medicamentos para o hipertireoidismo e hipotireoidismo.
Consumo excessivo de Álcool – Por ser uma substância depressora, o álcool afeta a tireoide e inibe a sua capacidade de produção de hormônios, ou seja, consumo excessivo de álcool pode causar o hipotireoidismo.
Tabagismo – O cigarro é uma das causas dos transtornos da tireoide, o tratamento de fumantes também costuma apresentar mais dificuldades.
Previna-se!
– Inclua na sua dieta alimentos que sejam ricos em ômega 3 e Iodo, como peixes, frutos do mar, iogurte, queijo, leite de vaca, algas marinhas, laranja e maçã.
– Opte por gorduras de boa qualidade como o azeite, nozes e amêndoas.
– Mantenha hábitos saudáveis, evite o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas e pratique exercícios.
– Ao apresentar qualquer tipo de sintoma, procure um médico especialista. Se desejar, você pode entrar em contato com o Dr. Roberto Elias por aqui.
Busca
Blog
Postado às 12:48 de 26/03/2015
por Dr Roberto Elias