
A tireoidectomia é um procedimento cirúrgico indicado para tratamento de várias afecções que acometem a glândula tireoide, destacando-se a neoplasia maligna da glândula e a lesão benigna mais frequentemente encontrada denominada bócio tireoidiano. A ressecção da glândula tireóide pode ser parcial ou total dependendo da lesão que está sendo tratada.
Ela é realizada por meio de uma incisão na região inferior do pescoço, transversal no qual o acesso é conseguido por meio do afastamento dos músculos que a recobre. Apesar de extremamente comum, é uma cirurgia extremamente delicada onde várias estruturas precisam ser conservadas destacando-se o nervo laríngeo recorrente responsável pela qualidade da voz e as paratireóides que controlam o nível do cálcio no organismo.
Alguns cuidados precisam ser tomados no pós operatório.
Conheça alguns deles.
Evitar esforços
Evitando esforços existe uma redução no risco da formação de hematomas na região cervical e muitas vezes necessária uma reintervenção cirúrgica. Para isso é essencial que o paciente realize repouso e afastamento de suas atividades por um período definido pelo médico, além de usar com moderação a voz.
Manter uma alimentação saudável
Uma das principais queixas do paciente após a cirurgia é a forte sensibilidade sentida por eles ao ingerirem algum alimento. Por isso que durante os primeiros dias pós-cirurgia a recomendação é que a alimentação seja à base de alimentos leves e menos consistentes. Para minimizar esses sintomas pastilhas são frequentemente utilizadas.
Fazer o uso correto de medicações prescritas no pós operatório
Muitas vezes será necessário que a reposição hormonal seja realizada por parte do paciente, mesmo nos casos em que a remoção foi parcial da glândula. Analgésicos e anti inflamatórios são frequentemente prescritos no pós operatório dessa cirurgia.