O câncer de língua é um dos tipos mais comuns de carcinoma bucal, e pode apresentar-se inicialmente como uma afta ou lesão ulcerada que são perceptíveis a olho nu e que geram dor local.
90% dos diagnósticos são carcinomas de células escamosas (CCE), que têm origem no revestimento da língua. São localizados na parte lateral da língua e por mais que se pareçam com irritações corriqueiras, deve-se prestar atenção especial se a condição persiste por mais e 15 dias.
A principal causa do câncer de língua é o uso contínuo do álcool e do tabaco, aumentando em até 140% o risco de incidência. No entanto, o câncer de língua também pode ser desenvolvido a partir de infecções por vírus ou fungos, lesões autoimunes, má higienização bucal, próteses dentárias mal fixadas e infecções por HPV.
Os sintomas que caracterizam o câncer de língua são sutis no início, por isso é indispensável consultar seu dentista regularmente. Os sintomas são:
– Manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na língua
– Nódulo no pescoço
– Dores na língua, ouvido ou maxilar
– Rouquidão recorrente
– Dificuldades na fala
– Dificuldades na mastigação e deglutição
O tratamento é geralmente cirúrgico ou de radioterapia para cânceres com até 4 centímetros. Em tumores maiores, ambos tratamentos são associados. Para todos os casos, é necessário acompanhamento médico para a verificação de possível metástase para a região do pescoço ou até mesmo outros órgãos.
Busca
Blog
Postado às 7:05 de 07/05/2014
por Dr Roberto Elias