Busca

Blog



Postado às 10:00 de 14/08/2024
por summer
em Sem categoria

O câncer de laringe é um dos carcinomas mais comuns diagnosticados nos consultórios por médicos especialistas em cabeça e pescoço. Contudo, apesar da sua alta incidência, a população geral tende a desconhecer seus impactos e causas de surgimento.

Como todo câncer, a neoplasia maligna da laringe se caracteriza como uma massa de crescimento desordenado e com capacidade de comprometimento da fala e da deglutição. Os principais sintomas apresentados por pacientes acometidos por essa doença são: dor durante a alimentação, rouquidão persistente e falta de ar.

Seu surgimento está intimamente relacionado a hábitos prejudiciais que adotamos ao longo da vida, sendo os principais o tabagismo e o alcoolismo. O consumo desses produtos de forma excessiva pode aumentar em até 10x a probabilidade de um paciente desenvolver o câncer de laringe ao longo da sua vida.

Esses fenômenos estão ligados devido às alterações que os compostos presentes no cigarro e na bebida causam nas células dessa estrutura. Alterações genéticas nas células do órgão é o gatilho inicial para o desenvolvimento da neoplasia. Mais recente temos identificado um novo agente causal para essa doença, principalmente na população mais jovem. A infecção pelo papilomavírus humano (HPV) comprovadamente causa lesões benignas na laringe destacando-se a papilomatose laríngea e em alguns tumores de laringe podemos identificar a presença do vírus.

As principais formas de tratamento para essa doença incluem a cirurgia e em casos mais avançados está indicada a radioterapia concomitante com quimioterapia. Com certeza, quanto mais precoce o diagnóstico, menos complexo será o tratamento e melhores serão as taxas de cura.

As cirurgias variam de acordo com o estadiamento da lesão, podendo ser desde procedimentos endoscópicos com ressecção de parte da laringe e infelizmente para os casos mais avançados a remoção completa da laringe está indicada.

Por isso que é importante reforçar a importância do diagnóstico precoce; com isso teremos tratamentos mais conservadores e com taxas excelentes de cura. Por isso, ao aparecer qualquer sinal ou sintoma que seja sugestivo de câncer de laringe, o paciente deve imediatamente procurar um médico especialista.

Gostaria de saber mais? Entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Roberto Elias.



Comente esta Notícia


Warning: Undefined variable $user_ID in /home/drrobertoelias/www/blog/wp-content/themes/ubminim/comments.php on line 85